3114885.jpg

Conheça a cidade de Valinhos

EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A cidade está localizada a apenas 84 Km de São Paulo e é conhecida por sua famosa Festa do figo roxo. Nós, do Valinhos Plaza Hotel, preparamos algumas dicas de lugares interessantes que você pode visitar na cidade. Faça um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade e explore a região.

Um pouco da história da cidade

A história de Valinhos começou com uma forte epidemia, a da febre amarela, em meados  de 1889. Por conta disso, a Sexta Secção Eleitoral de Campinas foi transferida para Valinhos. Nesta época, muitos campineiros buscaram refúgio no local. Foi assim que o futuro distrito de Valinhos começou a ser desenhado. Em 1872 surgiu o tráfego ferroviário pela Cia. Paulista de Estrada de Ferro de Jundiaí a Valinhos. Com a precariedade das estradas, as cargas sendo transportadas no lombo de mulas e burros, os trens passaram a ter grande importância, servindo inicialmente para o transporte das sacas de café em grãos com destino ao Porto de Santos.
Conforme relato do historiador Benedito Otávio, em 1907, ao inaugurar-se a Cia. Paulista, o tráfego ainda era pequeno na Vila de Valinhos, crescendo após a lei de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão. Com a abolição, havia falta de mão de obra e os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar em 1888, dando um novo impulso na agricultura.
As inúmeras fazendas cafeeiras, que proliferavam em toda região, motivaram a construção da ferrovia. Em 28 de maio de 1896, a pequena, mas próspera, vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz, que utiliza as mesmas divisas do Distrito Policial, criado em 1893, para definir os limites do novo distrito.
Valinhos hoje é conhecida como a Capital Nacional do Figo Roxo e é a maior produtora de goiaba de mesa do país. Mas além da produção das frutas, a cidade também é berço das artes, tendo nascido aqui o grande compositor, ator e cantor Adoniran Barbosa. Valinhos também recebeu de braços abertos e foi moradia do arquiteto e artista plástico Flávio de Carvalho e do compositor e cantor Tião do Carro, entre tantos outros artistas.

Festa do Figo Roxo de Valinhos

festa do figo

A Festa do Figo tem como tradição reservar espaços para os agricultores venderem, exposição de frutas e da cultura italiana e japonesa. O evento é realizado no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. O parque oferece infraestrutura para comportar grandes shows e eventos.

3114885.jpg

Desde 1939

A Festa do Figo teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

O Clima Agradável de Vinhedo
Brinquedoteca e Playground

Centro de Lazer do Trabalhador

Ideal  para passeios com a criançada e para quem gosta de estar ao ar livre, o parque possui duas lagoas, quiosques, lanchonetes, playground e quadras de futebol e tênis, para uso gratuito.

 

Endereço: Av. Dr. Altíno Gouvêia, 878 -Valinhos, SP

Telefone: (19) 3929-5649

Valinhos Plaza Hotel, o que fazer em Val

Macuco

Ótima escolha para passar os dias mais quentes com a família! Possui uma piscina para adultos, uma para crianças e um toboágua. O lugar oferece, também, um espaço para quem quiser acampar e um ótimo restaurante.

 

Endereço: Estr. Municipal Governador Mario Covas, km 4,6 - Macuco, Valinhos, SP

Telefone: (19) 3881-1707

Valinhos Plaza Hotel, o que fazer em Val

Praça 500 Anos

Mais uma opção para se divertir ao ar livre, a praça fica no coração da cidade de Valinhos. É ideal para fazer uma caminhada, ler um jornal ou passear com as crianças.

 

Endereço: Av. dos Esportes  - Valinhos, SP

Valinhos Plaza Hotel, o que fazer em Val

Shopping Valinhos

Para fazer um passeio mais tranquilo com a família, ou fazer compras, o shopping é o lugar ideal para você encontrar tudo o que precisa em um único local.

 

Endereço: Rua Paiquerê, 200 - Valinhos, SP

Telefone: (19) 3829-4190

Valinhos%20Plaza%20Hotel%2C%20o%20que%20

Parque dos Lagos

Com paisagens lindas, o parque possui  3 lagos. Ideal para quem gosta de sossego, caminhadas e natureza, fica anexo ao Centro de Lazer do Trabalhador.

 

Endereço: Av. Dr. Altíno Gouvêia -  Jardim dos Manacas, Valinhos, SP

Valinhos Plaza Hotel, o que fazer em Val
Valinhos Plaza Hotel, area de lazer 2019

Promoções

Confira nossos pacotes com pensão completa e promoções exclusivas

Valinhos Plaza Hotel, cafe da manha 2019

Um delicioso café da manhã

Valinhos_Plaza_Hotel,_area_de_lazer_2019

Playground

Para a diversão das crianças