top of page

Conheça a Pinacoteca Municipal “Diógenes Duarte Paes”em Valinhos

Um passeio muito divertido para todos aqueles que estão visitando Valinhos é uma volta pelo circuito cultural da cidade.



Uma das coisas mais legais de se passear em uma cidade nova, é poder conhecê-la a fundo e andar por suas ruas como se fosse um habitante do local! Descobrir locais especiais dão um tom diferente a qualquer viagem, seja ela a passeio, a negócios ou apenas como complemento de todo um tour por diversos lugares!

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes foi criada em 2008, no interior do estado de São Paulo e superpertinho de diversas outras cidades conhecidas, do roteiro interiorano, como Campinas.


Como visitar

A Pinacoteca municipal é um espaço cultural especialmente reservado para acervos audiovisuais, e tem o objetivo de promover e incentivar a prática de atividades relacionadas às artes visuais dentro da cidade, mesmo fora dos circuitos urbanos, com exposições, workshops, oficinas e afins, de artistas plásticos brasileiros e de Valinhos, Jundiaí e região.

Uma parcela das obras em exibição na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes advém de inúmeras doações e recebimentos voluntários da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o que enriquece ainda mais e incentiva a luta pela divulgação da cultura e da arte para todos!

Na Pinacoteca podem ser encontradas peças de Cláudio Tozzi, Sérgio Romagnolo, Inos Corradin, Valdir Sarubi, Flávio de Carvalho, entre outros. Além disso, os espaços e salas interativas fazem com que o visitante esteja imerso na cultura e nas obras de audiovisual, o que faz com que a atenção e o interesse, principalmente de crianças, sejam captados e a cultura seja melhor assimilada.


Estrutura

Localizada em um lindo casarão de época, totalmente reformado para receber a Pinacoteca, ela também desenvolve novos projetos na área de comunicação e programas educativos para estudantes, idosos e a comunidade. Uma das coisas mais legais é que sua estrutura pode ser visitada digitalmente, facilitando a programação para crianças e viajantes com pouco tempo! A Pinacoteca Municipal fica aberta aos domingos, das 8h00 às 17h00 e fica localizada na Rua Benedito de Campos, 5, em Valinhos.


Férias na Pinacoteca

O programa “Férias na Pinacoteca” é um projeto para incentivo à realização de oficinas culturais gratuitas durante o período de férias escolares, nos meses de dezembro, janeiro e julho. As atividades são voltadas para jovens de dois meses a 14 anos!

As atividades são promovidas pelos funcionários da Pinacoteca e incentivam a prática e o conhecimento de artes visuais como produção de mangás, esculturas, modelagem, técnicas de pintura, mosaicos, aquarela, pintura em telha, esculturas com papel machê, grafite, além de oficina de contação de histórias e apresentações musicais.


Onde ficar

Para visitar a Pinacoteca, venha em grupos! É muito mais divertido realizar as atividades dinâmicas do espaço com outras pessoas e perceber a interação que as mídias proporcionam a todos! O Valinhos Plaza Hotel é o melhor local para hospedagem em Valinhos. Escolha ficar em um hotel com estrutura e atendimento premiados, que oferece, além de conforto, custo-benefício justo e qualidade, a facilidade de acesso aos diversos espaços da cidade e das suas vizinhas.

O Valinhos Plaza Hotel possui 80 apartamentos, perfeito para hospedar grupos pequenos e grandes e proporciona excelente infraestrutura em hospedagem e eventos. Para conhecer as acomodações, as promoções e reservar sua estadia, visite Valinhos Plaza Hotel.

13 visualizações
bottom of page