top of page

Conheça o Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto

Um dos lugares mais queridos é o Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto.



O museu, antigamente chamado de Museu Municipal de Valinhos, foi inaugurado em dezembro de 1996, e localiza-se na antiga estação da Ferrovia Paulista, numa área de 200 m². O espaço contém um acervo permanente com aproximadamente 1.200 peças, que contam a história e o passado da cidade, objetivando temas como o desenvolvimento industrial, agrícola e urbano de Valinhos.


Histórico desde sua localidade

O museu ainda abriga o passado referente à sua colonização e imigração da comunidade italiana para a cidade, e seu histórico como cidade produtora de figo. Contendo acessórios e dispositivos fotográficos e audiovisuais, documentos e materiais importantes preservados e mais de 50.000 fotografias, realizadas entre 1910 e 2001, o museu retrata a evolução urbana da cidade.

O Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, agora sob direção de seu neto, morador da cidade, abriga um sem fim de fotografias da cidade de Valinhos em diferentes épocas, tudo extremamente bem preservado. Por fim, o local do museu é um prêmio à parte, contando com a arquitetura clássica da estação ferroviária e encantando visitantes de todos os lugares do país! Não deixe de conferir!


Exposição de carros antigos

Como parte da divulgação das atividades e exposição do Museu, todo terceiro domingo do mês, o espaço anima a cidade, recebendo uma exposição incrível de carros antigos, com festa e alegria promovidas pela Banda Municipal. O evento é realizado por um Clube de Carros Antigos de Valinhos e conta com o apoio da prefeitura da cidade, além da gestão do museu, o que alegra toda a programação e aproxima ainda mais moradores e visitantes do acervo incrível que ele possui.

Além da exposição permanente, da exposição de carros antigos, o museu conta com inúmeras outras exposições, sejam elas fixas ou móveis. Algumas contam a história geral da cidade, como a exposição de Haroldo Ângelo, outras demarcam momentos importantes da cidade, como impressões dos seus carnavais. É um passeio ímpar e muito enriquecedor”.


Como chegar

O Museu Municipal fica localizado na Rua Doze de Outubro 20, exatamente onde encontrava-se a Estação Ferroviária da cidade, no Centro de Valinhos, SP. Funciona de segunda a sexta das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 13h.


Onde ficar

Para conhecer o Museu Municipal e diversos outros prédios históricos da cidade, recomenda-se ficar, ao menos, um final de semana em Valinhos. O Valinhos Plaza Hotel é a melhor opção de hospedagem em Valinhos para sua viagem, seja com amigos, a negócios ou em família.

Sua estrutura e atendimento premiados, oferecem benefícios como Wi-fi e estacionamento gratuitos, além da excelente qualidade e do conforto que o hotel pode proporcionar para seus hóspedes. O Valinhos Plaza Hotel possui 80 apartamentos e proporciona excelente infraestrutura em hospedagem e eventos. Para conhecer as acomodações, as promoções e reservar sua estadia, visite Valinhos Plaza Hotel.

86 visualizações
bottom of page