top of page

Museus em Valinhos para conhecer



Além de apreciar as belezas naturais da cidade de Valinhos, no interior do estado de São Paulo, aproveitar os passeios em sua zona rural, fazer trilhas, conhecer lagos e fontes, Valinhos tem também a oferecer um incrível roteiro histórico-cultural e também artístico, que se orgulha imensamente. Ela é a terra natal e moradia de grandes artistas como Adoniram Barbosa, saudoso compositor e cantor brasileiro, e Flávio de Carvalho, grande arquiteto e artista plástico.

Em sua visita à Valinhos, não deixe de conhecer os principais museus da cidade e também levar a criançada para passear e apreciar a cultura, muitas vezes escondida, do passado glorioso desta cidade! Temos certeza que elas irão amar e sairão destes passeios cada vez mais interessadas e apaixonadas pelo próprio país!


Museu Municipal de Valinhos

O Museu Municipal de Valinhos está estabelecido no antigo prédio centenário da segunda principal estação da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, construída originalmente em 1913 em substituição à estação primitiva de 1872. Com o fim de suas atividades originais, perdeu sua função principal de chegada e saída de visitantes e, então, passou a hospedar o Museu Municipal da cidade de Valinhos.

O Museu Municipal hoje também é conhecido como Museu e Acervo Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, em homenagem a um grande artista da cidade e que utilizou seu dom de fotografar para construir uma memória visual da cidade, com o passar dos anos. Este acervo, de olhar urbano, histórico, cultural e artístico, também pode ser acessado no mesmo endereço e aproveitado por todos que os visitam!

Além de toda a história do prédio e do acervo de Pazinatto, o conteúdo completo do Museu é composto por mais de 1.200 peças, sendo parte delas em exposição e outra armazenada como reserva técnica, que revelam a história e desenvolvimento da cidade desde suas origens.


Museu de Olaria João do Monte

Na cidade de Valinhos, também é possível encontrar museus de arte e levar a garotada para se inspirar com as exposições de artistas plásticos locais e renomados! O Museu de Olaria João do Monte, edificado pelo artista português João do Monte, serve como mais um local de cultura e história que a cidade tem a oferecer para a realização de exposições de arte e atividades artísticas. A galeria foi inaugurada em 1990 e hoje alberga a maioria das obras produzidas por ele.


Centro da Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa

Para completar o circuito de museus muito especial da cidade, O Centro de Artes, Cultura e Comércio "Adoniran Barbosa" - CACC em Valinhos, tem grande importância como difusor da memória da cidade e da sua importância para as artes do país. Ele foi estabelecido na cidade pela administração municipal em agosto 2008 e, com localização privilegiada, bem ao lado da rodoviária, homenageia o cantor e compositor Adoniran Barbosa, nascido em Valinhos.

O CACC é uma estrutura ímpar na cidade e tem como objetivo incentivar a propagação da cultura na cidade. Ele possui um palco com 18,30 metros de comprimento por 13,30 metros de largura, camarins e sanitários. O ponto concentra atividades sociais, artísticas, culturais e comerciais.


Onde ficar

Seja a passeios ou mesmo a negócios, o Valinhos Plaza Hotel se destaca entre os melhores hotéis da cidade e possui ótimo custo-benefício. Sua estrutura e atendimento premiados, oferecendo Wi-fi, estacionamento gratuitos, além de acomodações incríveis e aconchegantes a todos os tipos de hóspedes. O Valinhos Plaza Hotel possui 80 apartamentos e proporciona excelente infraestrutura em hospedagem e eventos. Para conhecer as acomodações, as promoções e reservar sua estadia, visite o nosso site.

187 visualizações
bottom of page