top of page

Observe as estrelas no observatório Abraão de Moraes em Valinhos

Ah! Nada mais romântico do que observar as estrelas com quem se ama! Em Valinhos, esse passeio também é possível, graças ao Observatório Abrahão de Moraes.



O observatório foi inaugurado em 72, ocupa uma área de preservação enorme e se encontra a apenas 80 quilômetros da capital do estado de São Paulo.

O Observatório Abrahão de Moraes é vinculado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, mas recebe alunos de inúmeros cursos, de universidades públicas de todo o Brasil para promover a troca de experiências e conhecimentos. A mais de 850 m acima do nível do mar, oferece uma vista privilegiada das estrelas.

Atividades científicas e educativas

A visita busca promover a divulgação da astronomia por meio da exposição e explicar o uso dos equipamentos, métodos e recursos ligados à prática astrônoma. O observatório situa-se em um enorme parque junto ao Morro dos Macacos, na cidade de Valinhos, bem pertinho da capital do estado de São Paulo e tem acesso pela Estrada de Vinhedo.

No Observatório são desenvolvidas diversas práticas e atividades de ensino e divulgação, que ocorrem tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral. As visitas sempre ocorrem com agendamento prévio. O Observatório recebe o público durante a semana entre as 08 e 17 horas, para visita aos equipamentos utilizados, passando por uma rápida palestra sobre o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do local, com exibições e mostras de imagens feitas com o círculo meridiano CCD e, por fim, a observação do Sol.

Noite com as estrelas

Mas a diversão do Observatório não para por aí. Para os aficionados pelos planetas, o Observatório faz atividades que promovem uma imersão maior ainda nesse mundo das estrelas. Nos finais de semana, nas sextas, sábados e domingos à noite, quando ocorre a lua crescente no céu, é promovida a Noite com as Estrelas, um evento onde são realizadas observações do céu com os telescópios Prometeu e Asterix. Mesmo com o evento, a programação diurna segue normal, recebendo centenas de visitantes!

Turismo cultural

Possuir um local tão especial quanto o Observatório valoriza demais uma cidade, para além do seu potencial para a educação. É incrível poder fomentar o contato de crianças e adultos com um dos mistérios mais belos da nossa existência e promover o incentivo ao uso de telescópios e à pesquisa científica.

Isso estimula muito os estudantes. Entre as atividades desenvolvidas pelo Observatório, está o programa Telescópio na Escola, que dispõe de um dos instrumentos do instituto para observações de estudantes de diversas instituições dos ensinos médio e fundamental.

Onde ficar

Para curtir o Observatório, recomenda-se ficar pelo menos um final de semana na cidade de Valinhos e ainda aproveitar os mais diversos pontos turísticos da cidade. O Valinhos Plaza Hotel é a melhor hospedagem da cidade. Sua estrutura e atendimento premiados, oferecem conforto, serviço de quarto de qualidade, além de Wi-fi e estacionamento gratuitos, proporcionando uma estadia exemplar para seus hóspedes, que o visitam a passeio com seus familiares e amigos.

O Valinhos Plaza Hotel possui 80 apartamentos e proporciona excelente infraestrutura em hospedagem e eventos. Para conhecer as acomodações, as promoções e reservar sua estadia, visite Valinhos Plaza Hotel.

119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page