top of page

Turismo Rural em Valinhos: Conheça o Sítio Kusakariba!

Conhecida como a capital do figo roxo, Valinhos é um destino no interior de São Paulo que faz parte do famoso circuito das frutas. A cidade paulista é famosa por suas diversas atrações turísticas, parques naturais e uma gastronomia deliciosa, que garantem momentos de muita diversão perto da natureza.



Fundada por imigrantes italianos e com clima típico de cidades do interior, Valinhos é uma cidade para quem gosta de aproveitar momentos de muito descanso e diversão. O lugar é muito procurado por conta do seu turismo rural encantador. Com vários parques naturais, vinícolas e sítios, a cidade entrega passeios maravilhosos cheios de aventuras e lindas paisagens.

Entre janeiro e fevereiro, as atrações da cidade ficam por conta da Expogoiaba e da Festa do Figo, que promovem diversos shows, eleições da realeza do evento, bailes, além de outros produtos típicos da agricultura da região.

Valinhos vai te impressionar da melhor maneira, e para você ter ideia do que te espera, vamos apresentar a você o Sítio Kusakariba.


A história do Sítio Kusakariba

A família de imigrantes japoneses chegou ao Brasil no ano de 1936 e, ao criar raízes no país, no ano 1956 começou a cuidar de uma terra em Valinhos, no interior de São Paulo. O proprietário arrendou uma chácara em Valinhos e ali começou a fazer uma plantação de tomates.

Ao comprar seu primeiro sítio em Valinhos, a família começou a produção plantando mais de 500 pés de goiaba, se tornando um dos sítios mais famosos da cidade por causa de suas plantações até hoje. Sendo especializados em goiaba gigante, a família japonesa também cultiva seriguela, que é um produto de grande valor para a produção.

A família abre as portas para que os turistas conheçam um pouco mais sobre a plantação e produção de goiaba, além de toda a história da família até chegar no Brasil. Em todo segundo domingo do mês, os proprietários fazem um café especial com produtos típicos do sítio para que os turistas possam desfrutar das comidas e doces da região.

Sitio Kusakariba

Localizado em Valinhos e com mais de 57 anos de história, o Sítio Kusakariba é um dos pioneiros do turismo rural na cidade paulista e recebe vários visitantes desde 1998. O sítio tem, desde 1960, a goiaba como sua cultura principal, sendo um dos primeiros a cultivar a fruta na região.


Ao visitar o Sítio Kusakariba, todos os turistas podem acompanhar o processo completo de produção das frutas do sítio, principalmente a goiaba. Além disso, é possível realizar uma caminhada com os donos que fazem uma visita guiada para que os turistas possam aprender sobre toda a produção e colheita.

Na visita os proprietários explicam o dia a dia dos trabalhadores nas plantações, além da produção de diversos doces e compotas, todos feitos artesanalmente, com um sabor delicioso, pois tudo é feito com os próprios produtos do sítio.

Aberto das 8h às 17h, o sítio Kusakariba é uma ótima opção de passeio em família cheio de aprendizado e histórias.

Outras atrações em Valinhos

Visitar o Sítio Kusakariba é realmente uma experiência inexplicável. Mas as atrações da cidade paulista não param por aí!

Valinhos é uma cidade cheia de atrações que vão te impressionar da melhor maneira possível. Existem atrações turísticas para famílias, casais, pessoas amantes de história e muito mais! Conheça algumas dessas atrações.

Praça 500 anos


Um passeio cheio de história para quem visita Valinhos é conhecer o clima bucólico do campo da cidade. Cheia de árvores, trazendo um clima bem fresco e agradável, a Praça 500 anos possui um espaço de diversão para todos os tipos de turistas. Apesar de pequena, é bem efetiva para um passeio em família. Durante a noite, o local recebe food trucks, que fazem a alegria e alimentam os visitantes com as mais diversas comidas!


Museu Municipal de Valinhos


Uma atividade superdivertida para aproveitar a cidade é conhecer os seus museus. Um dos principais, o Museu Municipal de Valinhos, está localizado onde era a antiga estação ferroviária paulista, preservando toda a história e arquitetura do local.

Feira de Artesanato de Valinhos


Toda cidade do interior possui uma feirinha de artesanatos locais. É sempre uma grande alegria! O que tem de novo nas mãos dos artesãos, marceneiros, vendedores de joias, bijuterias, doces típicos e muito mais você encontra na feirinha de artesanato.


Hospedagem em Valinhos

Para aproveitar todas as atrações turísticas de Valinhos, reserve pelo menos um final de semana na cidade. Relaxe e desfrute do conforto de uma hospedagem de qualidade. O Valinhos Plaza Hotel é o melhor lugar para se hospedar em viagens curtas ou longas em família.

Sua estrutura é premiada, oferecendo serviços de qualidade, com vários adicionais como Wi-fi e estacionamento, além do conforto que o hotel pode oferecer a todos os turistas da cidade. O Valinhos Plaza Hotel possui 80 apartamentos que entregam uma excelente infraestrutura de eventos de hospedagem.


Para conhecer mais sobre o hotel, as promoções e reservar sua hospedagem, visite o site do Valinhos Plaza Hotel.

448 visualizações
bottom of page